Seja bem vindo ao Universo da Aposta

Home » Casas de Aposta » Cinco passos para se tornar um profissional de LoL

Casas de Aposta

Cinco passos para se tornar um profissional de LoL

O crescimento do mercado de e-sports no Brasil e no mundo é exponencial. Isso é revelado em pesquisas, como a realizada pela Pesquisa Game Brasil, em junho deste ano. Segundo a análise, o número de adeptos aos jogos cresceu mais de 10% em relação ao ano anterior. 

A pandemia da Covid-19, claro, ajudou a inflar esse número.

Mas não é de hoje que a indústria de games vem crescendo. E as expectativas para um médio e longo prazo são muito boas. Um relatório feito pela Juniper Research projeta um crescimento global do mercado de jogos eletrônicos de até 70% nos próximos quatro anos. 

Todo esse crescimento é acompanhado de vários efeitos colaterais. Vale destacar, por exemplo, a realização de muitos eventos, torneios, campeonatos de nível regional, nacional e internacional, dentre outras coisas. 

Essa movimentação, por sua vez, tem estimulado centenas de jovens no caminho da profissionalização. Afinal de contas, se existe a possibilidade de ganhar uma boa quantidade de dinheiro enquanto se diverte, isso não é algo que se deva ignorar. 

Por isso, no artigo de hoje, daremos dicas preciosas para você se tornar um profissional em um dos jogos mais aclamados pelo público brasileiro: o League of Legends (LoL). 

A virada de chave: quando devo me tornar um profissional? 

Essa decisão não é simples e não pode ser acompanhada da ilusão de achar que o caminho a ser percorrido será fácil. Trata-se, antes de mais nada, de um grande desafio. Para se tornar um profissional de LoL, em primeiro lugar, você deve traçar um plano.

Não é algo que acontece da noite para o dia. 

No lugar do lazer, a dedicação deve ser uma busca incessante, no sentido de cobrir as falhas de jogo e aprimorar as habilidades. Isso exige encarar o jogo com muita seriedade. Criar horários de treino, encarar o jogo com uma mentalidade competitiva e estar disposto a aprender, sempre. 

Cinco passos para se tornar um pro player de LoL 

Se você joga LoL e está disposto a dar esse passo à frente, se quer realmente ver seu jogo evoluir e tentar participar de grandes torneios com chances reais de ganho, preparamos um passo a passo imperdível para te ajudar nessa jornada.   

Domine regras básicas e os fundamentos do jogo

Não poderia ser diferente. O primeiro passo para se tornar um jogador profissional de LoL é ter um amplo domínio dos fundamentos do jogo. Você precisa ter claro em sua cabeça sobre os campeões, as habilidades, builds, runas, objetivos e a mecânica do jogo.  

Descubra quais as funções que você mais gosta de jogar e quais as que costumam ter melhor resultado, assim como as que você não tem muita experiência. São todas perguntas importantes que você deve fazer a si mesmo, com o objetivo de ajustar suas estratégias. 

Nesse sentido, vale muito a pena conhecer bem cada uma das funções e jogar várias vezes em cada uma delas:

  • Jungle (caçador)
  • ADC (atirador)
  • Mid Laner (meio)
  • Top Laner (topo)
  • Suporte 

Ainda dentro dos fundamentos do jogo, você precisa saber como comprar os itens certos para cada ocasião ao longo da partida, de acordo com o personagem que estiver utilizando. 

Outro ponto muito importante é treinar bem as principais jogadas que você pode realizar, com o objetivo de farmar (conquistar) muito. Para tanto, experimente o modo “treino de jogo” para poder aprimorar essas habilidades. 

Por fim, para finalizar esse tópico, é muito importante que você aprenda o máximo que for possível sobre os seus campeões favoritos. Contra quem ele é mais forte? Como você pode ter vantagem? Quais os builds principais? Como os profissionais jogam? 

Tudo isso vai te ajudar na escolha de estratégias. O site Counter Stats é um lugar que pode te ajudar a encontrar essas informações.  

Estude com profundidade

Hoje em dia, existem diversos caminhos possíveis para poder estudar com profundidade qualquer. Com LoL não é diferente. Um dos primeiros e-games a estourar no Brasil, está cheio de boas análises. Existe muita coisa boa, gratuita, de fácil acesso na internet.

Um jogador de LoL pode ser bom jogando com dois ou três campeões. Mas isso não significa, necessariamente, que ele entenda o jogo como um todo. Por isso os estudos são indispensáveis.

Ter essa disciplina de buscar sempre aprender mais é essencial para que se constitua uma postura profissional.

Uma ótima opção, nesse sentido, é fazer cursos de LoL. Existem muitas boas opções no mercado de cursos que vão te ajudar a aplicar técnicas corretamente, montar boas estratégias de jogo e adquirir uma mentalidade mais competitiva. 

Para ficarmos em apenas um exemplo, Luccas “Zantins” Zanqueta foi bicampeão brasileiro pela Kabum e oferece um curso completo, onde te ensina a trilhar o caminho que ele seguiu para poder se transformar em um dos melhores jogadores do Brasil. Se quiser saber mais sobre o curso, basta clicar aqui

Outra forma excepcional de estudar LoL é assistir as suas partidas, com o objetivo de analisar o seu desempenho e perceber os pontos que devem ser melhorados. A autocrítica é essencial para poder aprimorar o desenvolvimento no jogo. 

Busque por contatos e saiba jogar em grupos

Qualquer jogador, por melhor que ele seja, terá mais dificuldades de se consolidar como profissional de LoL se não souber jogar em equipe. Por isso, ter uma boa comunicação é essencial, pois assim, ao longo das partidas, os outros jogadores entenderão melhor quais são as suas necessidades. 

Ao longo de sua jornada, naturalmente, você vai conhecer jogadores de todos os níveis que em algum momento poderão se tornar um colega de time. Então esteja aberto a ter contatos, fazer amigos e jogar em equipe. Ter um bom relacionamento com as pessoas melhora o ambiente de jogo.

Para se ter uma ideia da importância disso, o diretor comercial da Keyd Stars, Hugo Tristão, revelou que as contratações hoje em dia só ocorrem depois de um período de convivência de três semanas nas chamadas “Gaming Houses”. A ideia, nesse caso, é buscar um maior desenvolvimento dos jogadores enquanto grupo. 

Isso tem sido decisivo dentro dos times. 

E quando você consegue estabelecer uma boa rede de contatos, as portas se abrem com maior facilidade. E em um cenário competitivo como é o de League of Legends, isso faz muita diferença. É aquela velha história: quem não é visto não é lembrado. 

Participe de campeonatos amadores

Não precisamos dizer que você não deve e nem pode começar de cara no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). Uma das grandes virtudes de um jogador profissional é saber reconhecer os seus próprios limites e tempos para maturação.

É muito sugestivo, dessa forma, que você leve a sério a possibilidade de começar de baixo.

Com o tempo, seu nível vai aumentando e os desafios também. Nesse sentido, campeonatos amadores são uma ótima saída. Isso vai te ajudar a pegar experiência em competições, aprender a se comunicar, fazer novos contatos. 

O legal é que dentro do próprio jogo você pode organizar um torneio (modo Clash). Existe nessa possibilidade uma leve aproximação com alguns elementos que marcam o cenário profissional, com a possibilidade de estudar os oponentes antes das partidas. 

Vez ou outra, jogadores de Elo mais elevado se reúnem para organizar partidas onde é possível vivenciar experiências mais “profissionais”. Esteja atento a isso. Esses tipos de jogo são nomeados de “inhouses” e reúnem jogadores que já competem. 

Fique nos Elos altos 

No Brasil, existem poucos jogadores de Elo Desafiante, que é o maior nível no Sistema de Ligas e consiste nos invocadores mais habilidosos de LoL. Essa classificação faz muita diferença na forma como você é visto no esporte. 

Segundo Hugo Tristão, “só temos olhos para os Challengers. Mestre, nem conta, provavelmente se o jogador está assim ele não se dedica ou não conhece o jogo o suficiente”. Isso não quer dizer que jogadores de Elos inferiores não sejam contratados.

Mas estar entre os mais altos é algo que pode fazer toda a diferença.

O cenário brasileiro é muito frequentado por figurinhas carimbadas que são conhecidas antes mesmo de contratadas por um time e se tornarem, de fato, jogadores profissionais. Para ser parte deste seleto grupo, vale muito a pena ter como prioridade estar nos Elos mais altos, visando se profissionalizar. 

Dica bônus: sites para análise de e-games 

Para fechar nosso texto com chave de ouro, vamos deixar para você uma dica muito valiosa. Existem alguns bons sites e aplicativos que muitos apostadores utilizam para fazer análise de jogos e ficar por dentro das principais informações, características e dados que envolvem determinado game. 

Vamos falar de dois deles, que deixaremos de sugestão para você utilizar como ferramenta de estudo e análise. 

  • Game of Legends: esse site, particularmente, é dedicado a análise de um único jogo: LoL. No site, é possível acessar a análise de várias ligas que vão te dar uma percepção ampliada sobre as partidas, com estatísticas completas de equipes, seus resultados e muito mais. 

O Game of Legends, que é muito usado pelos apostadores de LoL, pode ser muito útil para aqueles que desejam se profissionalizar no e-game. 

  • GG Score: de forma geral, o site da GG Score pode te ajudar a entender um pouco mais o universo dos e-sports. Na plataforma você fica por dentro desde as datas das principais competições até análises completas, com o objetivo de deixar informações e dados realmente confiáveis e seguros.

O site da GG Score é mais amplo e abrange informações sobre diversos jogos, dentre os quais: PUBG, Overwatch, LoL, DOTA e CS: Go. E uma vantagem importante desta plataforma é que ela permite uma interação entre os usuários. Assim, pode-se discutir ideias e perspectivas, dar palpites e tudo o mais.   

Conclusão 

Trata-se de uma escolha muito difícil. Se você está disposto a se tornar um jogador profissional de LoL, pense que vai ter que renunciar a muitas coisas. Por vezes, vai ser necessário deixar a família e os amigos de lado para poder se dedicar ao jogo.

Pode ser, também, que você tenha a chance de ir para uma Gaming House, que pode ser comparada com uma “concentração constante”.

Mas se você seguir os cinco passos e a dica bônus que apontamos aqui e se empenhar para valer nesse objetivo, certamente irá trilhar um caminho vitorioso dentro desse jogo fascinante. Se você estiver disposto a ser um pro player, esse é o caminho. 

Nós, do Universo da Aposta, esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje. Fique por dentro do nosso blog. Regularmente, postamos textos sobre o mercado de apostas esportivas por lá e destrinchamos assuntos importantes que dizem respeito aos e-games. 

Para qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar! 

COMPARTILHE