Seja bem vindo ao Universo da Aposta

Home » ArtigosTutorial » Como rotacionar no League of Legends

ArtigosTutorial

Como rotacionar no League of Legends

O League of Legends é um jogo com muitas complexidades e dentro delas, existe a rotação. Em grosso modo, rotacionar no League of Legends, é você sair do seu local e se dirigir a outro. Dessa forma, você irá obter vantagens ao seu time. Portanto, por mais que seja simples, existem alguns segredos importantes para uma boa execução.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você! Iremos passar pelo princípio básico de uma rotação. Para que, depois, possamos explorar os segredos por trás das rotações no League of Legends. Com isso, esperamos que você jogue melhor e consiga identificar boas rotações, na hora da sua aposta.

Princípios básicos do League of Legends

No League of Legends existem quatro locais de jogo, a trilha superior, do meio, inferior e a selva. Cada uma delas possui objetivos claros, que no final, servem para alcançar a vitória. Além disso, cada trilha possui um objetivo secundário, que ajuda o time a vencer.

Na rota inferior, temos os dragões, que depois de serem abatidos quatro vezes por uma equipe, garantem um benefício bônus. Os dragões são tidos como ferramentas de vitória, pois os seus bônus garantem benefícios para todo o time e para o resto da partida. Esse bônus é chamado de ‘Alma do Dragão’ e ele varia de acordo com o ‘Elemento do Dragão’.

Enquanto isso, na rota superior, existe o Arauto e o Barão Na’Shor. Cada um possui um tipo de benefício e dificuldade de fazer. O Arauto garante uma criatura que dá um dano fixo em torres, acelerando a sua derrubada. Esse dano é chamado de cabeçada do Arauto, pois é a forma na qual ele ataca.

O Barão Na’Shor é uma criatura que aparece depois dos 20 minutos de jogo e fornece bônus para todos os jogadores vivos do time que o derrotaram. Os seus benefícios são bem fortes, dando benefícios cruciais. Caso queira saber quais são, veja a nossa lista abaixo:

  • Aceleração no tempo de retorno a base
  • Fortificação dos minions próximos ao campeão
  • Aumento do dano físico e mágico

Conseguindo acelerar o jogo com as torres

Além dos objetivos de monstros da selva, existem benefícios em dar dano às torres. As torres possuem uma divisão da vida delas em cinco partes. Cada parte é chamada de barricada. Caso um inimigo dê dano a torre, o suficiente para levar uma ou mais barricadas, ele receberá um bônus de ouro.

Esse bônus será distribuído entre os jogadores que estiverem próximos à torre. O valor base é de 160, dividindo para aqueles que estão próximos ou deram dano na torre. Isso é uma forma de acelerar o jogo, conseguindo mais vantagens no início, seja numa abertura ou na compra de itens. 

Rotacionar no League of Legends

Rotacionar no League of Legends

Tendo conhecimento dos objetivos existentes, começamos a entender a importância de rotacionar. Cada objetivo extra gera muitos benefícios dentro do jogo, ajudando cada função. Quem gera a maior parte da movimentação, são os campeões da selva. Eles são responsáveis por ajudar o seu time a ter uma vantagem e ajudá-los a rotacionar.

Um exemplo bem comum nas partidas é o seguinte: A trilha inferior começa a avançar a sua rota, tentando obter uma barricada e ir ao dragão. Caso esteja muito complicado, o jogador da selva pode fazer o famigerado ‘gank’.

Ao ir na rota e forçar esse avanço, ele garante que seus aliados possam ajudá-lo nesses objetivos. A mesma coisa acontece na rota superior, para garantir um Arauto.

Fora isso, acontece do jogador da trilha do meio avançar a sua rota e ir em outra, a fim de garantir um abate ou gastar feitiços importantes. 

Ou seja, todo o jogo é baseado em como jogar e rotacionar nas horas certas. Um time que faz boas rotações, garante mais objetivos e acaba tendo mais benefícios a curto e longo prazo.

Agora, vamos listar alguns dos segredos importantes para você saber como fazer uma boa rotação no jogo. Algumas delas são específicas para uma determinada função do jogo, enquanto existem alguns que são mais genéricos.

Portanto, o mais importante de tudo é agir em segurança! O maior erro dentro de uma partida de League of Legends, seja casualmente ou competitivamente, é agir precipitadamente.

01 – Rotação do suporte para a trilha do meio

Uma das funções mais importantes do jogo são os suportes. Eles são os campeões que trabalham em prol do time. Muitas vezes fazem a linha de frente, conseguindo segurar os inimigos. Porém, tem outras vezes que ele atua na retaguarda, curando ou dando bônus aos aliados.

Existem momentos em que o suporte acaba saindo de sua rota e vai em direção a outros locais. Muitas vezes ele está acompanhado do campeão da selva, no intuito de garantir um abate.

O mais comum é ver suportes avançando sua rota. Assim que ele e o seu aliado voltam à base, a sua intenção é passar perto de outra rota, normalmente no meio. Ele vai com algumas sentinelas, para fornecer visão e com o intuito de tentar fazer um ‘gank’.

Caso ele consiga um abate ou retire um feitiço inimigo, sua caminhada foi mais do que proveitosa e garantiu inúmeras vantagens ao seu time. Em partidas competitivas de alto nível, conseguimos notar bastante isso. Um suporte que faz esse tipo de rotação, ajuda seus companheiros a obter vantagens, fora a possibilidade de fazer um objetivo secundário.

02 – Invasão do meio para as rotas laterais

Os jogadores que optam em jogar na trilha do meio, devem ficar atentos em diversos detalhes. Por ser um local que possui diversas entradas, facilitando a invasão, de inúmeras formas. Portanto, jogadores mais inteligentes, usam da facilidade de locomoção para fazer rotações importantes.

Na trilha do meio, existem campeões bem distintos, como magos, assassinos, lutadores e entre tantos outros. Alguns possuem maior facilidade de locomoção do que outros. Além disso, existe o feitiço de invocador, que fornece um teleporte, ajudando ainda mais nas rotações.

Então, como seria uma boa forma de se fazer uma rotação? O melhor para se fazer é seguir as etapas a seguir:

Rotacionando para as rotas laterais

  1. Puxe a sua rota, eliminando os minions inimigos e levando os seus para debaixo da torre inimiga;
  2. Verifique qual é a rota mais fácil de invadir. Como verificar uma rota:
    1. O local que possui mais visão aliada e menos visão inimiga
    2. A rota que precisa de uma invasão, normalmente é aquela que, no final das contas, vai carregar o jogo
    3. Olhar se os inimigos ultrapassaram a linha do rio, indo em direção da sua torre
    4. Se alguém tem uma ferramenta para escapar da sua invasão. Caso sim, pode pedir aos aliados forçar uma luta e tentar gastar essa habilidade
  3. Tentar entender onde estão os demais inimigos, principalmente do campeão da selva inimiga
  4. Por fim, se existe a possibilidade de fazer algum outro objetivo. Seja uma barricada, dragão ou arauto

03 – Jogando na selva

Uma das melhores formas de aprender a fazer boas rotações é sendo o personagem que deve fazer isso. A selva é uma das partes que mais exigem noção de jogo no League of Legends. A vida desse jogador é fazer os monstros da jungle e analisar como ele pode ser útil ao time.

Basicamente, uma rotação equivocada, pode gerar um grande estrago. Então, ao conhecer o seu papel e executá-lo bem, as chances de vitória ficam bem mais altas. Cada monstro da selva possui o seu tempo de renascimento. Junto a isso, os dragões, arauto e barão possuem um determinado tempo para ressurgir também.

Tendo esses tempos em mente (aliás, nem precisa decorar, o jogo te avisa pelo mapa ou pela tela de detalhes, apertando TAB), você consegue tomar as melhores decisões, visando otimizar o seu jogo.

Outro fator crucial na selva é a falta de visão. Muitas vezes, os jogadores não sabem o que o campeão da selva está fazendo. O fato de estar “escondido” é muito bom para as rotações. Se um inimigo não espera o seu surgimento, fica mais fácil de surpreendê-lo e garantir algum objetivo.

04 – Usando itens para facilitar as rotações

Como dizemos no terceiro tópico, existem meios de facilitar as rotações. Alguns campeões possuem habilidades que facilitam isso. Por exemplo, a campeã Rek’Sai possui uma habilidade que ela faz um túnel e atravessa entre eles. Isso seria um exemplo de campeão voltado para fazer boas rotações.

Do outro lado, existem campeões tidos como imóveis. Esses campeões andam mais devagar e possuem muita dificuldade em fazer essas invasões. Um bom exemplo seria o campeão Darius. Ele é um lutador extremamente forte, porém a falta de mobilidade o torna um campeão difícil de fazer uma invasão.

Tendo isso em vista, existem alguns itens ou feitiços que facilitam essas rotações. Hoje em dia, existem menos que antigamente. Há pouco tempo atrás, o jogo possuía itens que facilitavam campeões como o Darius, dando a ele um avanço bom (Quebra Passos é o nome do item).

Vamos mostrar abaixo alguns dos itens que facilitam essa movimentação, assim como os feitiços.

Feitiços e itens de movimentação

Feitiços:

  • Fantasma – O efeito fantasma fornece aceleração de movimento, por porcentagem. Junto à aceleração, existe o efeito de ignorar colisão, que deixa você passar por cima das criaturas. O efeito é entre 24% a 48% e dura 10 segundos. Esse efeito é muito bom para chegar mais rápido e pode garantir muitas surpresas.
  • Teleporte – O teleporte te permite surgir num canto do mapa, que possui alguma criatura aliada, torre, sentinela ou habilidade aliada. Além disso, você ganha 50% de velocidade de movimento bônus, por 3 segundos.

Itens:

  • Lâmina Fantasma de Youmuu ‘s – Ao ativar o item, o usuário recebe 20% de velocidade de movimento bônus, além do efeito fantasma. A duração é de 6 segundos e possui um tempo de recarga de 45 segundos.
  • Quimiotanque Turbo – Esse é um ítem mítico, ou seja, é um ítem inicial e essencial. Ele fornece 40% de velocidade de movimento bônus, ao se movimentar em direção de campeões ou torres inimigas. Quando ele encontra um campeão, torre ou ao se passar 4 segundos, ele lança uma explosão, causando lentidão em quem for atingido.

Existem muitos outros itens e a runa do ‘Caçador’, que fornece algo semelhante ao fantasma, mas que aumenta quando se está indo em direção ao inimigo.

Movimentação em jogos competitivos

Leagu of Legends competitivo

Agora, tendo aprendido algumas coisas sobre movimentação e rotação, é hora de saber identificar num jogo competitivo. Nas partidas profissionais, conseguimos ver claramente os jogadores rotacionando, em qualquer posição. Eles buscam garantir o maior número de objetivos, para acelerar a sua vitória.

Um dos segredos que contamos aqui e que acontece em partidas profissionais, é a presença do suporte na trilha do meio. Suportes aproveitam o momento em que a sua trilha está avançada, voltam à base e vão para a rota do meio. Pois, caso alguma possa ser feita e executada de forma certa, começa a gerar um efeito de bola neve.

Outra coisa é a forma que os jogadores da selva se portam dentro do jogo. Vamos deixar abaixo, um vídeo do jogador Marcos “Cariok” Santos, da paiN Gaming. Cariok mostra dicas de como jogar bem na selva, dando detalhes importantes. Bons jogadores da selva acabam dando ao time oportunidades únicas, além de ajudar todo mundo.

Como observar uma boa rotação e apostar baseado nisso

apostas no lol

Se você é um apostador que possui o perfil de aguardar o andamento do jogo, para fazer a sua entrada, olhar as rotações pode ser crucial. Ao ver que um jogador começou a rotacionar e conquistar objetivos, sem muita contestação, é um sinal de vitória.

A vantagem entre jogadores da selva também é um indicador. Um campeão da selva para trás, acaba prejudicando todo o time. É bem complicado apostar numa equipe que tem um jungler (jogador da selva) atrás no jogo. Recentemente, tivemos um exemplo desse no CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), entre os times do Flamengo eSports e a FURIA.

O jogador Filipe “Ranger” Brombilla abriu uma vantagem de quase 6 níveis em cima do inimigo, Danil “Diamondprox” Reshetnikov. O fato do Ranger conseguir tanta vantagem, em pouco tempo, fez ele fazer um crescimento exponencial. Dessa forma, os inimigos tiveram que ficar mais recuados e não conseguiram contestar tanta coisa dentro do jogo.

Apostando no League of Legends

Então, encerrando o assunto, o ato de rotacionar no League of Legends gera uma diferença enorme no jogo. Fora que, se bem observado, pode gerar lucros para os apostadores, como deve ser o seu caso.

Portanto, para fazer boas apostas, principalmente no cenário de eSports, você deve escolher uma boa casa de apostas. Por isso, recomendamos a Rivalry, a casa de apostas para o público dos eSports. Caso você não conheça a casa, temos um excelente guia, para orienta-lo melhor!

Boa sorte em seus jogos e nas suas apostas!

COMPARTILHE