Seja bem vindo ao Universo da Aposta

Home » ArtigosDestaque » Flamengo Esports e a sua importância nos jogos

ArtigosDestaque

Flamengo Esports e a sua importância nos jogos

Os Esports conquistam uma multidão de fãs, no Brasil e no mundo inteiro. Prêmios milionários, transmissões com mais de 100 mil pessoas ao vivo, uma competitividade elevada, tudo isso atrai essa multidão. Por conta disso, organizações surgem e aproveitam o movimento. Numa dessas, o Flamengo Esports apareceu e vem conquistando vários títulos.

Porém, o que faz uma organização de Esports? Aliás, o que é Esports? Vamos conhecer essas respostas e mais neste artigo. Iremos mostrar o mundo dos Esports e porque ele está num crescimento tão grande. Para que, no fim, possamos entender os motivos do Flamengo ir para o cenário competitivo.

O que são Esports?

Verbete Draft: o que são eSports

Esports pode se traduzir como Esportes Eletrônicos, mas o seu entendimento é um pouco mais profundo. Os Esports são competições de jogos competitivos, que acontecem no computador. Esses jogos são, sempre, competitivos, ou seja, necessita que um jogador ganhe a partida.

Entretanto, os jogos atuais estão apostando em jogos entre equipes, buscando uma competição atrelada ao trabalho em equipe. Poucos jogos são o que se chama de ‘x1’, uma nomenclatura para se referir o famoso ‘um contra um’.

Por conta de toda competitividade, os jogos costumam atrair uma multidão de jogadores. Esses jogadores se dividem em dois grupos, os amadores e aqueles que almejam a carreira profissional. Isso é bem parecido com os esportes tradicionais! Então dá para se ter uma noção de como funciona o cenário profissional.

Os jogos são bem diversos, então, se um jogo possui um senso de equilíbrio, ele pode se tornar competitivo. Esse equilíbrio que citamos pode se traduzir da seguinte forma. Se um jogo possui ferramentas para se tornar melhor, adquirindo itens com dinheiro real, dificilmente ele terá um cenário competitivo forte. Esses jogos são chamados de ‘pay to win’ ou ‘pague para ganhar’. Um bom exemplo de jogo assim, é o que o Fifa faz, que cobra valores absurdos por jogadores raros.

Alguns jogos competitivos seguem o mesmo modelo, que são batalhas, portanto existe um abismo de diferença entre cada um. Existem jogos focados em lutas, onde um personagem enfrenta outro, enquanto outros são jogos de tiro, num sistema de ataque e defesa.

Jogos competitivos

Claro que, alguns jogos se tornam mais populares que outros, dependendo da região. Os fatores costumam ser a cultura regional, trabalho de entrada e entre tantos outros fatores. Por exemplo, jogos que possuem sanguinolência, morte ou caveiras, não costumam entrar na China. Enquanto que, jogos com barreira de entrada menor, como é o caso do Free Fire, é febre em países do sudeste asiatico e Brasil.

Porém, existem alguns gêneros de jogos, que costumam separá-los, a fim de facilitar a busca por tal estilo. São muitos estilos e por isso não vamos listar todos, apenas os principais e maiores no mundo dos Esports.

Fighting Games

Guia de troféus e conquistas de Street Fighter V – Jogos – Tecnoblog

Os fighting games são os famosos jogos de luta. Esses jogos costumam ser jogados no modo um contra um. As lutas são sempre frenéticas, com poucos segundos de duração cada rodada. Cada jogador escolhe um personagem, que possui golpes característicos dele, tornando cada um único, de certa forma.

Na maior parte das vezes os jogos são no formato 2D, então ele possui apenas duas dimensões. Dessa forma, fica mais simples a movimentação, que é totalmente direcional e simples. Assim, o jogo se torna mais agradável e sua entrada é extremamente simples.

Hoje em dia, três jogos de luta dominam o mercado, mas sem dar as relevâncias necessárias aos demais. Street Fighter, Mortal Kombat e Smash Bros são os jogos que dominam as grandes competições.

  • Street Fighter – É um jogo de luta e é considerado o pai de todos os fighting games. Seu estilo de jogo é bem simples, com combinações de golpes usando os direcionais de movimento. Os personagens são bem característicos, ganhando até um filme, com o Jean-Claude Van Damme atuando em um dos papéis.
  • Mortal Kombat – Pode se dizer que é o maior concorrente do Street Fighter. O jogo possui uma temática mais obscura, com golpes sangrentos e explosivos. Para tanto , a finalização chamada ‘Fatality’ se tornou uma febre e até hoje é utilizada. Mortal Kombat também teve alguns filmes lançados. Inclusive, em neste ano, de 2021, foi lançado um deles, que possui uma crítica relativamente positiva.
  • Smash Bros – O jogo é o mais diferente dos demais, seguindo um tema mais cartunesco. Sua desenvolvedora é a japonesa Nintendo, então seus personagens são de jogos da própria. Com isso, a sua popularidade foi enorme nos países asiáticos. Existe modo de um contra um, que é o mais competitivo, entretanto o modo mais jogado é o de contra quatro.

FPS

Counter-Strike: Global Offensive (2020) - Gameplay (PC HD) [1080p60FPS] -  YouTube

Os FPS são do ‘First Person Shooter’, que se traduz como jogo de tiro de primeira pessoa. Primeira pessoa é o modo de visão, que simula o campo de visão humano. Esse tipo de jogo é muito popular, com diversos jogos seguindo o mesmo estilo.

À medida que os jogos de tiro foram se tornando populares, outros estilos foram surgindo, como é o caso dos Battle Royales, que iremos falar posteriormente.

Existem muitos jogos dominando o mundo dos FPS, mas existem três que estão dominando o cenário mundial. Counter Strike, Valorart e Rainbow Six Siege tem uma multidão de jogadores no Brasil e no mundo.

  • Counter Strike – O CS é o pai dos FPS, assim como o Street Fighter é o pai dos jogos de luta. Existiram muitos jogos de tiro antigamente, mas o que o CS fez para o mundo dos games, foi algo surpreendente. Grandes franquias, como o Valorant, se inspiram no jogo, usando o mesmo estilo. O Brasil, atualmente, não possui uma relevância mundial, mas antigamente, éramos referência, com muitos títulos.
  • Valorant – O Valorant é um dos mais novos FPS lançados, desenvolvido pela Riot Games. O jogo segue a base do CS, porém com um diferencial bem chamativo. Existem personagens diferentes, que possuem poderes, dando um ar diferente ao jogo. Por ser um jogo relativamente novo, o cenário competitivo está crescendo, com seu primeiro ano de existência. Os campeonatos no Brasil e no mundo seguem um ritmo muito bom, com torneios frequentes.
  • Rainbow Six Siege – De todos, é o jogo mais diferente, mas sem perder a essência. Ele é considerado o FPS mais tático de todos, pois possui vários detalhes estratégicos. De modo bem resumido, o jogo passa numa invasão policial, onde eles devem desarmar uma bomba dentro de uma casa.

Battle Royale

Fortnite: o que é, skins, mapa, loja e cenário competitivo

Os Battle Royales são jogos no estilo de tiro, mas podem ser jogados em primeira ou terceira pessoa. Terceira pessoa seria um modo como você visse alguém de cima, permitindo uma visão mais ampla. Esses jogos de Battle Royale funcionam de uma forma bem interessante.

O jogador vai para um mapa, com mais jogadores, que variam, mas normalmente são 100 jogadores. Entretanto, todos os jogadores ficam sem itens, tendo que coletar todos os seus equipamentos na partida. Por fim, à medida que o tempo passa, o mapa vai fechando, com o que se chamam de ‘tempestade’.

Fortnite é o jogo mais famoso da franquia, tendo conquistado uma multidão de fãs e patrocínios. Portanto, novos jogos surgiram e se aproveitaram da onda, como o Call of Duty e o Free Fire.

  • Fortnite – Ao contrário dos jogos apresentados no início das listas, esse não foi o pai dos Battle Royales. Portanto, sem sombra de dúvidas, é o jogo mais influente. Diversas marcas fazem propaganda com o jogo, com shows, trailers de filmes e eventos que reúnem uma plateia gigantesca. O diferencial do jogo entre os demais é a possibilidade de construir estruturas, para atacar ou defender. 
  • Call of Duty – A franquia do CoD é bem grande, tendo diversos jogos de tiro online. Porém vamos focar no Warzone, o Battle Royale da franquia. Inicialmente, o jogo não prometia tanta inovação, porém foi exatamente nisso que o jogo acertou. A falta de inovações não foi prejudicial, pois o jogo focou em aperfeiçoar outros detalhes.
  • Free Fire – Esse é o jogo mais popular no Brasil atualmente. O jogo é de celular e extremamente leve, deixando a barreira de entrada bem baixa. Todo o seu funcionamento é bem simples, pois a sua simplicidade é o fator que conquista os jogadores.

MOBAS

Guia para iniciantes no League of Legends - Millenium

Os MOBAS são jogos de batalhas numa arena, onde dez jogadores, divididos em duas equipes, se enfrentam. Esse tipo de jogo é bem competitivo e exige um trabalho em equipe elevado. Sua arena é um mapa, que possui uma base, que deve ser destruída.

Para conseguir destruí-la, existem algumas torres no caminho, impedindo o ato. Então, para conseguir cumprir o objetivo, o jogador deve eliminar inimigos, adquirir ouro, comprar itens e derrubar torres. Dessa forma, ele irá conseguir chegar a base inimiga e derrubá-la.

Tudo começou com o Dota, há muito anos atrás. Na época, o jogo era apenas uma modificação de outro jogo, que acabou crescendo tanto que se tornou uma febre. Hoje em dia, dois jogos dominam o cenário. Dota 2 e League of Legends são esses destaques, tendo campeonatos no mundo inteiro.

  • Dota 2 – A versão independente do seu antecessor. O jogo segue todas as premissas que um Moba deve ter, com uma base e torres no caminho. Sua complexidade se encontra na construção de personagens e itens. Quando isso se junta, acaba gerando uma combinação incrível. Suas partidas costumam durar entre 30 a 40 minutos, ou seja, são bem longas e exaustivas. Seus campeonatos acumulam premiações absurdas, chegando em milhões de dólares. O cenário brasileiro é bem amador, com poucos times relevantes.
  • League of Legends – O concorrente do Dota, o LoL chegou aproveitando de alguns problemas e conquistou uma multidão. Dota é um jogo pesado, que exige bastante do computador. Em contrapartida, o LoL exige muito menos e sua barreira de entrada era muito menor. O Flamengo Esports possui um time de League of Legends no Brasil, com alguns títulos nacionais. Além disso, a sua representatividade internacional é enorme, com times grandes participando.

Flamengo Esports

Flamengo Esports anuncia retorno de Luskka e wyLL cinco dias após dispensa  - Flamengo | Coluna do Fla

Apresentado alguns jogos de Esports, vamos falar do Flamengo Esports, uma das equipes brasileiras. A organização trouxe um nome extremamente importante para todo o cenário competitivo. Até então, poucos times esportivos haviam apostado em Esports. Com isso, os olhos da população mais jovem se atentaram para os jogos eletrônicos.

Infelizmente, o Flamengo possui apenas um time de Esports, no jogo League of Legends, Além disso, a organização é gerenciada por uma instituição, que possui comprou os direitos de usar os nomes. Quem a gerencia é a Simplicity, uma empresa de gerenciamento de equipes e investidora do mundo digital. A mesma possui investimento em diversos jogos e se atentou para o Brasil.

Toda a parceria surgiu em 2019, quando a parceria entre o Flamengo e a sua antiga organizadora se rompeu. Com a sua chegada, muitas coisas mudaram com o time, com um projeto a longo prazo e com muita cobrança em cima de resultados.

Então, unindo isso e a chegada das franquias no Campeonato Brasileiro de League of Legends, ou CBLOL, o time buscou muito crescimento. Seu time passou por algumas mudanças, por conta de maus resultados atuais, mas ainda segue firme no campeonato.

Portanto, segundo rumores, o Flamengo Esports pode deixar de existir. Algumas conversas apontam que a Simplicity estaria interessada em fazer parceria com outra instituição. Dessa forma, o Flamengo e toda a sua história iria deixar de existir.

Prêmios do Flamengo Esports

Destaque no cenário nacional, brTT entra na mira de outras equipes e pode  deixar o Flamengo eSports - Flamengo | Coluna do Fla

Seu maior título foi em 2019, quando a equipe conseguiu vencer o CBLOL e se classificar para o Mundial de LoL. O título teve como protagonistas grandes jogadores como:

  • Leonardo “Robo”
  • Lee “Shrimp”
  • Bruno “Goku”
  • Felipe “brTT”
  • Han “Luci”

Sendo que Shrimp e Luci são jogadores importados da Coreia. Uma prática bem comum, tentando trazer jogadores da melhor região de LoL ao país.

Apostando no Flamengo Esports

Então, uma dúvida que surge é a seguinte: vale a pena apostar no time do Flamengo? A resposta pode parecer esquiva, mas é algo verdadeiramente complicado. É bem complicado confiar cegamente na equipe, pois seus resultados costumam ter uma variação forte.

Durante a segunda etapa do CBLOL, o Flamengo Esports chegou a ficar nas melhores posições. Entretanto, começou a ter resultados piores ao chegar no fim do campeonato. A Betway chegou a ter odds de 1.1 em algumas partidas da equipe, porém, na fase final, chegou a ter odds de 3.14.

Então, busque conhecer pessoas que conhece de Esports, algo que a Betway e Rivalry oferecem. Ambas as casas de apostas possuem um time de influenciadores, que fornecem dicas embasadas. Se quiser conhecer mais sobre as duas plataformas, recomendamos a leitura dos nossos guias, que podem ser acessados por cada um dos nomes a seguir, Betway e Rivalry.

COMPARTILHE