quinta-feira, 06 de maio de 2021

Guia da Copa do Nordeste 2021

Artigos

Durante o ano de 2020 o mundo do esporte sofreu uma longa parada devido à questões associadas à pandemia, que se estabeleceu por conta do vírus da Covid-19. Os fanáticos por futebol claro que ficaram preocupados com o futuro de seus times e das diversas competições que já estavam acontecendo no período. Com o tempo, foi se estabelecendo novos meios de se fazer o futebol, não só em campo mas também em relação aos cuidados fora de campo. 

Apesar de tudo isso, a situação pôde ser controlada e felizmente hoje podemos confirmar a ocorrência da Copa do Nordeste em 2021! Neste artigo iremos apresentar quais times estarão competindo, qual a situação de cada um deles e qual é a realidade deste campeonato para que você tenha o entendimento necessário para saber onde deve apostar, tendo certeza de que sua aposta esportiva é segura.

Como irá funcionar 

A Copa do Nordeste, que é anualmente organizada pela Liga do Nordeste com o apoio da CBF, terá, em 2021, sua 18° edição.

A fase de grupos do campeonato começará 3 dias após o fim da final da Série A do Brasileirão, dia 27 de fevereiro, dessa forma, alguns dos times que já estão confirmados na Copa do Nordeste como Bahia, Fortaleza, Sport e Ceará, devem emendar os treinos e já entrar em clima de campeonato no Nordestão. 

Datas e fases 

A CBF já liberou as datas que irão jogar cada um dos grupos que foram sorteados. O campeonato terá a mesma estrutura de sempre, com 16 times participantes, que serão divididos em 2 grupos, A e B, com 5 times em cada. 

O torneio terá 4 fases. A primeira delas, a fase de grupos em que os times do grupo A enfrentam os times do grupo B, totalizando 8 rodadas. A segunda fase na qual os participantes vencedores da primeira continuam se enfrentando até que sobrem os 4 times semifinalistas que irão competir entre si pelas duas vagas da final, que será disputada em dois jogos, um de ida e um de volta.

Estas serão as datas de cada fase, para você já colocar em seu calendário para não perder:

  • fase de grupos: 27 ou 28 de fevereiro
  • segunda fase: 17 ou 18 de abril
  • semifinal: 24/04
  • Final: jogo de ida 1/05 e  jogo de volta 8/05

A tabela detalhada de dias de jogo é organizada pelos canais de televisão que são responsáveis pela transmissão das partidas. 

A taça do Nordestão além de ser muito importante para a história do time vencedor, carrega também dois grandes prêmios, o primeiro que é os bons 100 mil reais na conta do ganhador e o segundo e talvez mais importante, um passe direto para a terceira fase da Copa do Brasil de 2022.  

Times participantes

Os times que conseguiram passar da fase do pré-Nordestão e estão confirmados para a Copa Nordeste de futebol de 2021 são 

  • AL: CRB e CSA
  • BA: Bahia e Vitória
  • CE: Ceará e Fortaleza
  • PE: Salgueiro, Sport e Santa Cruz
  • PB: Treze e Botafogo-PB
  • MA: Sampaio Corrêa
  • RN: ABC
  • SE: Confiança
  • PI: 4 de Julho e Altos

Grupos

Grupo A: Ceará, Bahia, Santa Cruz, CRB, Sampaio Corrêa, Confiança, Treze e 4 de Julho

Grupo B: Vitória, Sport, Fortaleza, CSA, Botafogo- PB, Salgueiro, Altos e ABC

Jogos da primeira rodada

  • Vitória x Santa Cruz – 16h do dia 27/2 no Barradão
  • Botafogo-PB x 4 de Julho – 16h do dia 27/2 no Almeidão
  • CSA x Treze – 18h15 do dia 27/2 no Rei Pelé
  • Altos x Confiança – 18h15 do dia 27/2 em local a definir
  • Salgueiro x Bahia – 18h do dia 28/2 no Cornélio de Barros
  • Sport x Sampaio Corrêa – 20h do dia 28/2 na Ilha do Retiro
  • Fortaleza x CRB – 19h30 do dia 1º/3 na Arena Castelão
  • ABC x Ceará – 21h30 do dia 1º/3 no Frasqueirão

Situação das equipes

ABC:

Em 2020 o time do ABC viveu grandes emoções, tanto positivas quanto negativas também. Foi o maior campeão estadual do país, ganhando a taça do campeonato Potiguar, mas também foi desclassificado da série D do Campeonato Brasileiro. 

Para 2021 o time já fez novas contratações e já têm se planejado e treinado desde o início do ano para conseguir fazer uma boa Copa do Nordeste. 

Mesmo com essa dualidade nos resultados, a equipe Alvinegra não tem feito bons jogos no último tempo e pode encontrar dificuldades para se manter na competição que irá começar.

Altos:

A equipe Altos do Piauí fez uma boa campanha em 2020. Apesar de ter disputado a série D do campeonato brasileiro, o time se saiu muito bem e conseguiu subir para a série C para a próxima edição do torneio. 

Para o campeonato do Nordeste o time contará com o mesmo técnico e elenco que possibilitou essa alavancagem do time e com algumas novas contratações que podem tornar o time mais ofensivo. Durante o primeiro semestre de 2021 a equipe estará disputando além da Copa do Nordeste, o Campeonato Piauiense e também o Campeonato Brasileiro. O time terá que estar bem preparado física e taticamente para garantir boas campanhas em todas essas competições. 

Bahia:

O time do Bahia vai entrar no Campeonato do Nordeste após uma campanha ruim feita no Brasileiro. Algumas pesquisas constatam que essa última campanha do time foi a pior do campeonato como visitante, com aproveitamento de apenas 21%, tendo, em 17 jogos fora de casa, vencido 2, empatado 5 e perdido os outros 10. Na reta final do Campeonato Brasileiro, o time lutou para não ficar na zona de rebaixamento. 

Durante os últimos jogos o time teve muitos desfalques, com jogadores com lesões, covid ou em suspensão por cartão. Isso tudo prejudicou muito o desempenho do time e talvez tenha provocado um rompimento entre os jogadores titulares que, talvez seja difícil recuperar até o Campeonato do Nordeste. 

Botafogo – PB: 

O time pernambucano entra na Copa do Nordeste apostando em um time rápido, mesclando jogadores com mais experiência com jovens com um maior pique para um jogo movimentado, garantindo boas contratações para 2021. Entre elas está Bruno Gonçalves, que em 2020 foi artilheiro na série B do Campeonato Brasileiro. Além dele, a equipe contará também com Pablo, jogador que já passou por grandes times como Cruzeiro, Vasco e por Málaga, time espanhol. Ele tem versatilidade e pode ocupar tanto lateral-direito quanto volante e também é uma das promessas do Belo para a Copa.

Tendo feito uma boa temporada, o time está há quatro semanas fazendo longos treinamentos e assim propondo uma entrada forte no torneio. Sendo o vice-campeão do ano passado, o time entra para a disputa direta da taça.

Ceará:

O time do Ceará fez uma boa campanha na série A do Campeonato Brasileiro, tanto que hoje as chances da equipe entrar para o Campeonato Sulamericano é de mais de 95%, segundo alguns estudos. O Ceará conta com a participação do goleiro Richard que, nos últimos jogos tem se destacado com ótimas defesas e pode ser o diferencial na Copa do Nordeste. 

Além disso o time chega investindo no setor ofensivo, caracter que foi marcante no ano de 2020 no qual a Alvinegro chegou a marca de 100 gols marcados seis rodadas antes do planejado, e não alcançava essa meta desde 2015. O elenco conta com um artilheiro da série A, o meio-campo Vina, que foi responsável por 22 gols e mais dezenas de assistências. O time está bem voltado para as disputas da Sulamericana e Libertadores e por isso deve chegar na Copa do Nordeste com uma boa preparação.

Confiança:

O time do Confiança fez um bom campeonato na série B do Brasileiro, alcançou os objetivos e o desempenho que almejava para o ano. O time vai participar, além da Copa do Nordeste, também do Campeonato Sergipano, da Copa do Brasil e do Brasileiro, assim como outros times terá pouco tempo de preparação e um calendário apertado para conseguir manter o preparo de todos os jogadores. 

A equipe irá contar com algumas renovações da temporada passada mas também com novas contratações que são a aposta para um resultado ainda melhor em 2021, como Lucas Barcellos, que já foi integrante do Flamengo.

CRB:

O CRB entra na competição com 15 dos jogadores que defenderam a camisa no ano passado, tendo como pré-definido, portanto, um estilo de jogo definido e um entrosamento entre a equipe. Há uma falta notória de algumas posições, como a de lateral-esquerda em que o único jogador que a ocupa está com uma lesão e não volta antes do início do Nordestão. Além disso, o setor ofensivo também tem problemas desde a saída dos principais jogadores deste setor.

O time estará disputando um número grande de campeonatos durante a Copa do Nordeste, como a Copa do Brasil, a série B do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Alagoano. Com todos esses torneios o time terá que priorizar alguns e a dúvida que fica é se a Copa do Nordeste entrará na lista de dedicação do Galo. 

CSA:

O alagoano CSA tem contratado neste início de ano alguns novos jogadores que irão ajudar no desenvolvimento do time ao longo dos jogos de 2021. O time, que virou o ano na série B do Campeonato Brasileiro fez uma campanha mediana e tenta agora investir na melhora dos resultados através da qualificação, experiência e treinamento dos jogadores. 

No CT do Retrô a equipe do CSA tem se reunido e estabelecido um entrosamento tanto no convívio quanto nos treinos, visando a maior integração do grupo. 

Fortaleza:

Após um momento de fraqueza e derrota quase alcançando o rebaixamento, o Fortaleza agora tem grandes chances de entrar forte na disputa pela Copa do Nordeste. Na série A do Campeonato Brasileiro, apesar de não ter estado em altas posições na tabela na reta final, o time foi eleito como a 4° melhor defesa do torneio, sofrendo apenas 35 gols, tendo um sistema defensivo bastante forte além de um goleiro escolhido também como um dos melhores dessa edição.

Nos últimos jogos, o time tem se mostrado eficiente e vitorioso e deve permanecer assim pelo menos até o começo do Nordestão devido ao embalo do técnico e dos jogadores que começaram a se entender e organizar de medida a garantir gols nas partidas.

Salgueiro: 

O time do Salgueiro tem enfrentado uma grave crise econômica e claramente isso afetará no time e nos jogos feitos no próximo campeonato. Permanecendo com Daniel Neri como treinador, a equipe terá que conseguir se adaptar com os novos jogadores que foram contratados pensando em maximizar o desempenho deles. Eles entrarão na Copa do Nordeste com a garra total para ganhar pensando na premiação. Com o dinheiro da vitória o time poderia se reerguer dessa triste situação, então eles vão treinar muito e vir com tudo para o título.

Sampaio Corrêa:

A equipe do Sampaio Corrêa vem fazendo bons jogos no Brasileiro, e terminou em sexto lugar no campeonato, melhor resultado da história para o time. O clube irá apostar em 2021 e assim na Copa do Nordeste em um time seguro, que saiba se defender e fazer um contra-ataque ofensivo. Para isso o time vai investir na rapidez e em bons zagueiros. 

Se você acha que essa técnica de retranca é a melhor tática para se ganhar os jogos, com certeza o Sampaio é o time em que você vai apostar. Além disso, com o novo treinador boliviano chegando, novas técnicas e jogadas vão surgir, talvez surpreendendo adversários e torcedores.

Santa Cruz: 

O time do Santa Cruz, está na série C há quatro anos e vem em todos esses anos tentando subir para a segunda divisão. Entretanto, 2020 também não foi o ano, apesar de ter feito uma boa primeira fase, na reta final o time se desorganizou e não alcançou seu objetivo de ir para a série B. As partidas vêm sendo marcadas por frustração e perda, com um longo jejum de gols e isso pode afetar a maneira na qual o time entrará para jogar a Copa do Nordeste. 

Sport:

O Sport que lutou contra o rebaixamento fecha o Brasileiro na 14° posição, e em duas rodadas fora de casa saiu invicto, ou seja, com 100% de aproveitamento e com a certeza de continuar na série A. O time surpreendeu também nas vitórias contra o Internacional, até então líder da competição, e o Botafogo-SP. Esses jogos trouxeram esperança para que a campanha de 2021 seja melhor, com mais gols e um melhor desempenho daquele apresentado no meio do Brasileiro. 

Treze:

Com treinador novo, o Treze tenta agora um novo tipo de jogo. O técnico, que é ex-jogador do time, tem colocado todos para fazer treinamentos pesados e analisando em quais posições cada um se encaixa melhor. A expectativa é que os resultados melhorem com essa nova formatação, mas ainda é incerto qual será o caminho percorrido pelo time quando a Copa do Nordeste começar. 

Vitória:

A realidade vivida pelo Vitória não tem sido boa desde 2018 quando foi rebaixado da primeira para a segunda divisão. A partir daí o time só desceu a ladeira e no final do ano passado estava lutando para passar para a série C e ainda não obteve nenhum título estadual ou regional. O clube então entra em 2021 com o intuito de mudar essa realidade. 

Para isso, desde o início do ano tem reforçado o elenco para conseguir se estabilizar e quem sabe até crescer e melhorar o desempenho no campo. A comissão técnica está voltada a trabalhar a finalização e treinar a equipe tanto para a Copa do Nordeste quanto para o Campeonato Baiano e também para os torneios nacionais da temporada de 2021.

4 de Julho:

O time de 4 de Julho vem se destacando no cenário do futebol nordestino devido aos bons resultados que vem alcançando na temporada de 2021. Como treinamento para os campeonatos deste ano, o clube tem feito goleadas em partidas como contra o Real Villa em que fez 5 gols contra 1 do adversário e também contra o São José da Fronteira em quem fez incríveis 8 gols e não recebeu nenhum. 

Esse bom desempenho pode proporcionar um time preparado para jogar pela Copa do Nordeste e conseguir fazer uma boa campanha, que disputará também a Copa do Brasil e a série D pelo Brasileiro.

E ai está pronto para fazer suas apostas? Vem com a gente! Saiba como sacar e depositar, além de como ter gestão de banca e muitas outras estratégias para fazer e melhorar suas apostas!


Tags:

Compartilhar:

Pegue o seu bônus e comece agora!


BÔNUS DE 100%

Até R$600

GANHAR BÔNU$

BÔNUS DE 100%

Até R$300

GANHAR BÔNU$

BÔNUS DE 100%

Até R$200

GANHAR BÔNU$